SUMÁRIOS

Lições 129 e 130 (30.04.24)Palestra com o autor Pedro Sá.A questão da linguagem, pontuação e estilo de José Saramago.Leitura e análise do excerto introdutório da obra (cap.I).A ironia do narrador na descrição da intimidade do casal real.

Lição 128 (29.04.24)Início do estudo da obra “Memorial do Convento”. Questão de aula – oralidade. Análise do título e das linhas narrativas presentes na obra.

126 e 127 (24.04.24)Marcha da Liberdade.Comemoração dos cinquenta anos do 25 de abril.

Lições 124 e 125(23.04.24)Palestra no Cineteatro: ” Forças armadas, organização e missão no mundo atual.”

Lições 122 e 123 (22.04.24)Realização de cravos com a turma para a instalação da BECRE.

Lições 120 e 121(17.04.24)Apresentação de trabalhos sobre os poetas contemporâneos.Análise do “Questionário resolvido”da pág. 214.Exploração dos conteúdos digitais do manual sobre a poesia contemporânea. Exercícios sobre complementos (do nome, do adjetivo, do advérbio e oblíquo-pág.213)

Lições 118 e 119 (16.04.24)Apresentação de trabalhos sobre os poetas contemporâneos sobre Eugénio de Andrade (“Ver claro”) e Nuno Júdice (“Soneto contando-se”).Recuperação dos conteúdos das aulas 115/116.

Lições 117 (15.04.24) Apresentação de trabalhos sobre os poetas contemporâneos.

Lições 115 e 116 (10.04.24)A poesia contemporânea de Ana Luísa Amaral e de Nuno Júdice- leitura e análise dos poema ” Músicas”, “Pequenos ritos” ,” Antipoética”(pág.214):as representações do quotidiano.Diálogo textual entre os poemas “A Terra do nunca” e ” Visitações, ou o poema que se diz manso”: o tema da infância.Visionamento de excerto de aula do Estudo em casa.

Lições 113 e 114 (9.04.24)Abril, o mês dos poetas.Exploração dos materiais colocados no blogue da professora sobre os poetas contemporâneos. Registo para informação. Realização de exercícios de leitura e escrita.

Lição 112 (8.04.24)Início do estudo dos poetas contemporâneos.Leitura, pelos alunos dos poemas de Miguel Torga, Nuno Júdice e Ana Luísa Amaral para seleção e trabalho orientado.

Lições 110 e 111(20.03.24)Auto e hetero-avaliação.

Lição 109 (18.03.24)Registo, no caderno, dos aspetos essenciais do conto ” Sempre é uma companhia”.Análise do Guião Visual deste conto (pág. 183).A temática do isolamento geográfico e cultural e as questões sociais.

Lições 107 e 108 (13.03.24) Apresentações orais dos alunos. Exploração do conto “Sempre é uma companhia” – situação inicial e final do conto. A peripécia que vem alterar vida na aldeia.Exploração dos materiais colocados no blogue da professora.

Lições105 e 106 (12.03.24)Ficha de avaliação de português.

Lição 104 (11.03.24) Apresentação oral de uma aluna.Início do estudo “Sempre é uma companhia” de Manuel da Fonseca.Leitura do conto completo pelos alunos.

Lições 102 e 103 (6.03.24)Apresentações orais dos alunos.O Quinto Império- apresentação das pesquisas pelos alunos.Visionamento de vídeo sobre o Quinto império.Leitura e análise do poema “Nevoeiro”.Conclusão do estudo da obra Mensagem.

Lições 100 e 101(5.03.24) Entrega e correção das questões de aula.Leitura e análise com registo para informação do Guia Visual sobre a Mensagem (pág. 135).Realização do teste rápido de revisão sobre a obra em estudo (pág. 136).

Lição 99 (4.03.24)Questão de aula-domínio da leitura. Apresentações orais.

Lições 97 e 98 (28.02.24)Entrega e comentário global à questão de aula realizada pelos alunos.Correção dos exercícios da pág. 128.Fernando Pessoa e a ideia de Quinto Império-visionamento de vídeo da RTP Ensina.A III parte da Mensagem.Leitura e análise dos poemas “O Quinto Império” e ” Nevoeiro”.

Lições 95 e 96 (27.02.24)Apresentações orais de livros.Processos irregulares de formação de palavras (pág.126 do manual).A transição entre a II parte e a III parte da Mensagem.Leitura e análise dos poemas “Prece” e ” D. Sebastião”(pág.128)

Lição 94 (26.02.24)Apresentações orais de livros. Exploração dos materiais do blogue da professora sobre a II parte da Mensagem.Registo de informação no caderno.

Lições 92 e 93 (21.02.24)Apresentações orais de livros.Entrega e correção do teste de avaliação.O sebastianismo-leitura do texto da pág.121.Leitura crítica do texto ” A Mensagem de Pessoa”, da pág. 123 para apresentação oral das ideias-chave pelos alunos.

Lições 90 e 91 (20.02.24) Troca de ideias sobre as curtas de animação visionadas na aula anterior. Início das apresentações orais de livros. A parte II da Mensagem.Leitura e análise dos poemas ” O infante” e ” Mar Português”.

Lição 89 (19.02.24)Assistência ao festival “Monstrinha”- curtas de animação na BMA.

Lições 87 e 88 (7.02.24)Atividade de escrita- exposição sobre um tema (comparação entre o papel do herói n’Os Lusíadas e na Mensagem.Exploração do poema D. Sebastião.Análise da rubrica poema em esquema da Escola Virtual.

Lições 85 e 86 (6.02.24) Teste de avaliação.

Lição 84 (5.02.24) Exploração do poema D. Dinis. Realização das pistas de trabalho propostas pelo manual.O papel do herói na Mensagem e n’Os Lusíadas– leitura de texto informativo de Carlos Reis.

Lições 82 e 83 (31.01.24)O papel do herói na Mensagem e n’Os Lusíadas.O texto épico-lírico: definição e características.Exploração dos poemas Ulisses e D. Dinis.A síntese-trabalho prático, a partir do texto de Carlos Reis” O imaginário épico: a dimensão épico-lírica.”

Lições 80 e 81 (30.01.24)Exploração dos materiais do blogue da professora relativos à Mensagem.O imaginário épico: a exaltação patriótica.Leitura e análise dos poemas Ulisses e D. Dinis.

Lição 79 (29.01.24)Introdução ao estudo da obra Mensagem. Contextualização. Os valores esotéricos presentes na obra. Estrutura e significado das três partes da Mensagem.

Lições 77 e 78 (24.01.24) Mecanismos de coesão lexical- a coesão gramatical.Registo no caderno da informação das pp.351-352.Avaliação formativa e leitura de algumas das apreciações críticas realizadas na última aula.

Lições 75 e 76 (23.01.24)Realização da apreciação crítica da pág.97 para avaliação formativa.Releitura e (re)textualização dos textos pelos alunos para deteção (ou adição) dos articuladores discursivos.Mecanismos de coesão textual- a coesão lexical.

Lição 74 (22.01.24) Verificação do tpc.Leitura e análise do poema “ Lisbon revisited“.A recusa da sociedade moderna.O negativismo/niilismo.A inexorabilidade da morte.

Lições 72 e 73 (17.01.24) Correção do t.pc. O complemento do nome e o modificador do nome- exercícios da pág. 92.Leitura e análise do poema ” Lisbon revisited”e “Poema em linha reta”.Álvaro de Campos: sujeito, consciência e tempo; nostalgia da infância-leitura e comentário do texto da pág.94.

Lições 70 e 71(16.01.24) Audição/leitura e análise do poema ” Ode triunfal”. O cântico laudatório ou de exaltação das máquinas e do moderno.A vertigem das sensações. A irregularidade estrófica, métrica e rimática, o ritmo irregular e nervoso.A ode triunfal e o imaginário épico.Modalidade e valor modal- leitura da pág. 328 para registo de informação.

Lição 69 (15.01.24)Correção dos exercícios da pág. 81.Álvaro de Campos, o poeta do decadentismo, do futurismo, do sensacionismo e do cansaço existencial.Audição do poema ” Ode triunfal”.O arrebatamento do canto, o excessivo e o moderno.

Lições 67 e 68 (10.01.24) Leitura e anotação de uma ficha informativa sobre Ricardo Reis, o poeta clássico.A filosofia do carpe diem e da aurea mediocritas. A ataraxia.As odes de Ricardo Reis.Leitura do texto da pág.78 :”A consciência e a encenação da mortalidade”.Leitura para registo de informação das pp. 80 e 81 sobre ” O valor aspetual”.

Lições 65 e 66 (9.01.24)Leitura e análise dos seguintes poemas de Ricardo Reis: “Vem sentar-te, comigo, Lídia”; “Bocas roxas de vinho”; “Cada um cumpre o destino que lhe cumpre”; “Para ser grande, sê inteiro”. Realização dos exercícios das pp.69,70,72 e 73.

Lições 63 e 64 (3.01.24) Conversa breve com os alunos sobre os PL. À descoberta de Ricardo Reis.Audição do poema ” Os jogadores de xadrez”. Leitura e análise de textos e documentos informativos do manual.Os preceitos da filosofia estóica e epicurista.

Lições 61 e 62 (13.13.23) Auto e hetero-avaliação. Momento de escrita criativa.Projeto de leitura-TEAMS.

Lições 59 e 60 (12.12.23)Momento de oralidade dos alunos- seleção de poema do ortónimo e de imagem ilustrativa/relacionada.O essencial de Caeiro.Introdução ao estudo de Ricardo Reis.Entrega dos testes e da proposta de correção dos mesmos.

Lições 57 e 58 (6.12.23).Momentos de oralidade dos alunos- seleção de poema do ortónimo e de imagem ilustrativa/relacionada.Visita à feira do livro da Biblioteca.Leitura e análise de ficha formativa sobre Alberto Caeiro.Análise do poema II do ” Guardador de Rebanhos”.

Lições 55 e 56 ( 5.12.23)Teste de avaliação.

Lição 54 (4.12.23)Momentos de oralidade dos alunos- seleção de poema do ortónimo e de imagem ilustrativa/relacionada.Trabalho de análise/interpretação do poema IX de ” O guardador de rebanhos”.O sensacionismo e a antimetafísica.

Lições 52 e 53 (29.11.23)O magistério de Caeiro,o poeta bucólico.Campo lexical da poesia de Caeiro: natureza. Reflexão existencial: o primado das sensações.Audição do poema ” Quando vier a Primavera” e ” Menino Jesus”. Leitura comentada do poema ” Sou um guardador de Rebanhos”.Linguagem e estilo de Caeiro.

Lições 50 e 51 (28.11.23)Momentos de oralidade dos alunos- seleção de poema do ortónimo e de imagem ilustrativa/relacionada. A nostalgia da infância.Leitura do poema ” O avô e o neto”. O complemento do advérbio.Leitura da carta de Adolfo Casais Monteiro sobre a génese dos heterónimos.Caeiro, o mestre.

Lição 49 (27.11.23)Entrega dos testes de avaliação ( ficha sumativa e teste de Compreensão do oral).

Lições 47 e 48 (22.11.23)Momentos de oralidade dos alunos- seleção de poema do ortónimo e de imagem ilustrativa/relacionada.A dicotomia sentir/pensar; sonho/ realidade.Fernando Pessoa:poesia do ortónimo- 2 recursos da Escola Virtual.A vertente modernista na poesia pessoana (leitura do texto “Pauis de roçarem ânsias pela minha alma em ouro”.

Lições 45 e 46 (21.11.23)Momentos de oralidade dos alunos- seleção de poema do ortónimo e de imagem ilustrativa/relacionada.O conceito de poesia enquanto intelectualização da emoção.A eufonia.As vertentes da poesia pessoana: a tradicional e a modernista. Leitura de ficha informativa para síntese oral pelos alunos.Exploração das características pessoanas, a partir da realização dos questionários do manual.

Lição 44 (20.11.23)Leitura comentada dos textos das pág. 26 e 29 do manual. As temáticas pessoanas do tédio existencial, da dor de pensar, da divisão do eu e do fingimento poético/sinceridade artística.A breve e fugaz miragem da leveza e da felicidade (leitura e análise do poema Liberdade).

Lições 42 e 43 (15.11.23)Teste de Compreensão do oral com heteroavaliação dos alunos.. Leitura, pela professora, de poemas de Pessoa para demonstração da variedade de temas do ortónimo e da musicalidade e ritmo das composições ( “Autopsicografia”, Isto, “Gato que brincas na rua”, “A ceifeira”, “Liberdade”).

Lição 41(14.11.23)A multiplicidade pessoana.Exploração dos materiais do blogue da professora.O modernismo pessoano.Teste de compreensão do oral.O fingimento poético.Leitura e análise de “Autopsicografia”.

Lição 40 (13.11.23) Fernando Pessoa: contexto histórico – cultural.O modernista total.Registo de tópicos durante o visionamento da aula do ” Estudo em casa”.

Lições 38 e 39 (8.11.23) Conclusão do estudo de Cesário Verde. Síntese da unidade- a representação do quotidiano, o gosto pelo pormenor.Exploração dos recursos no blogue da professora.

Lições 36 e 37(7.11.23) Teste de avaliação

Lição 35 (6.11.23) Objetividade/versus subjetividade na poética cesariana.Leitura dos textos das pp.307 e 308( a deambulação do observador acidental, a perceção sensorial e a transfiguração poética do real).Exercício de escrita.Exploração dos recursos no blogue da professora.

Lições 33 e 34( 31.10.23) Verificação/Correção do tpc (pp. 304 e 305 do manual).Os atos de fala (pp. 362 do manual).Visionamento de uma aula do estudo em casa para síntese de informação.Continuação do estudo do poema ” O sentimento dum Ocidental”.Observação crítica de uma imagem.Os marcadores discursivos (pág.372).

Lições 31 e 32 (30.10.23) Trabalho de exploração da I e II partes do poema “O sentimento dum ocidental”.A fuga imaginativa e a transfiguração poética do real.Exercícios de gramática da pág. 305.

Lições 29 e 30 (25.10.23)Visionamento do documentário da RTP-Ensina ” O livro de Cesário Verde”.Realização das pistas de leitura do manual relativamente ao poema ” Sentimento dum ocidental”, para registo de informação no caderno do aluno.

Lições 27 e 28 (24.10.23)Cesário Verde, o poeta da cidade.DEAMBULAÇÃO E IMAGINAÇÃO: O OBSERVADOR ACIDENTAL.Exploração da 1ª parte do poema “O sentimento dum ocidental”.As perceções sensoriais.O IMAGINÁRIO ÉPICO (EM «O SENTIMENTO DUM OCIDENTAL».Leitura para registo de informação.

Lição 26 (23.10.23)Entrega e comentário às apreciações críticas dos alunos. Projeção de uma proposta de correção das mesmas. Introdução ao estudo de Cesário Verde- biografia e dicotomia temática.

Lições 24 e 25 (18.10.23)Correção do tpc sobre a dêixis. Audição e interpretação de músicas/letras de música para correspondência temática com a poesia anteriana.Leitura, para informação, das páginas do manual concernentes ao poeta Antero de Quental. A conceptualidade do soneto. Teste rápido de revisão a partir do texto “Sonetos completos” (pág. 289).

Lições 22 e 23 (17.10.23)Hino à razão (a luta pela razão e o ideal) e Palácio da Ventura – poemas emblemáticos da poética anteriana.A angústia existencial.Configurações do Ideal.Linguagem, estilo e estrutura:
– o discurso conceptual;
– o soneto;
– recursos expressivos: a apóstrofe, a metáfora, a
personificação.

Lição 21 (16.10.23) ANTERO DE QUENTAL-contextualização e biografia.Leitura e apresentação dos sonetos pelos alunos.A poética anteriana-temas e formas. A inquietação espiritual e o desassossego, a insatisfação perante o real, a angústia existencial, a incessante procura de um sentido para a existência.

Lições 19 e 20 (11.10.23.)Linguagem e estilo queirosianos. A descrição do real e o papel das sensações; recursos expressivos: a comparação, a ironia, a metáfora, a personificação, a sinestesia e o uso expressivo do adjetivo e do advérbio.Questão de aula para avaliação formativa.Conclusão do estudo da obra.

Lições 17 e 18 (10.10.23) visita de estudo à Casa Museu dos Patudos.

Lição 16 ( 9.10.23)Leitura, pelos alunos, das apreciações críticas realizadas na última aula.Comentário da professora e avaliação formativa dos mesmos.Oralidade GREVE!!!

Lições 14 e 15 (4.10.23) Leitura dos trabalhos realizados pelos alunos na última aula.Avaliação formativa dos mesmos.O passeio final de Carlos e de Ega -realização de ficha formativa sobre a obra Os Maias.Apreciação crítica de cartoon (pág. 271).Leitura de várias entradas do Dicionário de Personagens da ficção portuguesa para análise com os alunos.

Lições 12 e 13 ( 3.10.23)Leitura das pp.263-265 do manual.O essencial da obra em estudo.Realização da ficha formativa das páginas 268 e 269.Realização de uma exposição sobre o tempo histórico e a sociedade na obra em estudo.

Lição 11( 2.10.23) Síntese do texto informativo das pp.266 e 267.Realização das questões de escolha múltipla da pág.267.

Lições 9 e 10 (27.09.23) Continuação do estudo dos espaços sociais.Características trágicas das personagens.As marcas trágicas em Os Maias.Linguagem e estilo na obra em estudo.

Lições 7 e 8 (26.09.23)A paixão de Carlos e de Maria Eduarda.A complexidade e o valor simbólico e emotivo do espaço (pág.258).A caracterização trágica das personagens (pág.264).Teste rápido sobre Os Maias.

Lição 6 (25.09.23)Leitura e análise do excerto ” As corridas do hipódromo em Belém.A representação de espaços sociais e a crítica de costumes.

Lições 4 e 5 (20.09.23) A intriga principal e a intriga secundária.A crónica de costumes- leitura de excertos do episódio do Jantar do Hotel Central. Marcas realistas na caracterização do espaço e na descrição das personagens.A crítica à importação das ideias e modas do estrangeiro.Leitura de excerto do cap.IX ( pp.248 e 249). Caracterização direta e indireta de João da Ega.A evolução do estado de espírito de Ega ao longo do excerto.

Lições 2 e 3 (19.09.23)Retoma da análise da obra Os Maias.Exploração do blogue da professora e do manual.Leitura em voz alta, pelos alunos, de excertos da obra Os Maias ( cap. IX e X).Trabalho de pares.

Lição 1 (18.09.23)Reencontro e conversa com os alunos. Atividades de dinâmica do grupo.Exploração do programa, marcação de testes e linhas condutoras do 12º ano em termos de avaliação.Os temas da obra ” Os Maias”.

Lições 103 e 104 [3.05.23]Conclusão da apreciação crítica do filme de João Botelho Os Maias. A questão da educação na obra em estudo.Exposição sobre um tema- indicações do trabalho a realizar para a próxima aula.

Lições 101 e 102 [26.04.23] Apreciação crítica do filme de João Botelho Os Maias, a partir do visionamento do filme e e do texto crítico Os Maias cinematografados, de Filomena Sobral.

Lições 99 e 100 [23.04.23] Assinalar a 100ª lição com leitura de textos sobre a Liberdade.Conclusão da matéria sumariada na aula anterior.Análise da apreciação crítica Os Maias cinematografados, de Filomena Sobral.

Lições 97 e 98 [19.04.21]O ambiente social e os temas preponderantes na obra em estudo. Visionamento de excertos do filme Os Maias de João Botelho.Leitura de excertos do cap.III. A educação de Carlos.

Lições 95 e 96 [17.04.23] A paixão de Pedro da Maia -leitura de textos significativos.Resolução das pistas de trabalho das pp. 234-235.As personagens em Os Maias.A educação de Pedro da Maia.

Lições 93 e 94 [29.03.23] Participação, na Biblioteca, nas atividades da Semana da Leitura.Auto e hetero-avaliação.

Lições 91 e 92 [27.03.23] Entrega dos testes e da proposta de correção dos mesmos.Os espaços e seu valor simbólico e emotivo.Leitura comentada de excertos do cap.I e II da obra Os Maias.A educação ultrarreligiosa de Pedro da Maia.O realismo como denúncia dos males da sociedade: os temas em análise na obra.

Lições 89 e 90 [22.03.23]Início do estudo da obra os Maias. Título e subtítulo.Realismo e crónica de costumes. Leitura de excertos do cap.I pelos alunos.A hipálage e o discurso indireto livre.A função simbólica do jardim do Ramalhete.Exploração dos traços característicos dos dois varões da família Maia: Afonso e Carlos.

Lições 87 e 88 [20.03.23] Teste de compreensão do oral com hetero-avaliação. Leitura e análise da conclusão da obra Amor de Perdição.Perguntas e respostas sobre esta parte da obra. As simbologias presentes na novela e a função das cartas no processo narrativo.

Lições 85 e 86 [15.03.23] Ficha de avaliação sumativa.

Lições 83 e 84[13.03.23] Avaliação formativa dos trabalhos escritos dos alunos.Leitura e comentário ao cap.X de Amor de Perdição.O narrador e os diálogos.Exploração do material do blogue da professora.

Lições 81 e 82 [8.03.23]Trabalho com o computador pessoal dos alunos.Conclusão do trabalho realizado na aula anterior.

Lições 79 e 80 [6.03.23] Trabalho com o computador pessoal dos alunos.Apresentação, pelos alunos, das músicas por si selecionadas subordinadas ao tema Amor-Paixão.Comentário breve em grande grupo.Leitura e análise do cap.IV, a partir do blogue da professora.Estudo em casa- visionamento (30 min).A condição da mulher e as questões de género.Os comentários e a tomada de posição do narrador relativamente à excecionalidade da protagonista.Trabalho de escrita: Teresa, heroína trágica.

Lições 77 e 78 [01.03.23] Trabalho com o computador pessoal dos alunos.Visionamento de dois excertos do filme Amor de Perdição (dos 25 min. aos 45 min.) e de uma cena inserida no blogue da professora para trabalho de escrita sobre a caracterização psicológica dos intervenientes. Leitura de toda a obra em formato abreviado.

Lições 75 e 76 [28.02.23]Entrega dos testes e da proposta de correção dos mesmos.Feed-back aos alunos sobre as estratégias a adotar para melhoria dos resultados nos domínios mais críticos: leitura e gramática.Trabalho com o computador pessoal dos alunos.Realização de Quizzizz sobre Amor de Perdição, a partir de ficha distribuída pela professora.O Amor-paixão.

Lições 73 e 74[15.02.23] Simão Botelho: o herói romântico.Visionamento de algumas sequências do filme Amor de Perdição em diálogo com a leitura dos excertos dos cap. 2 e 3.Comentário da professora e debate com os alunos sobre os estereótipos educacionais presentes na obra em estudo.

Lições 71 e 72 [13.02.23]Projeção biográfica na obra em estudo (visionamento de vídeo da EV para registo de informação.).Leitura e audição de excertos do cap.I.Paralelismo com o filme Amor de Perdição de 1943, de António Lopes Ribeiro.Os traços de caráter de Simão no cap.I.A transformação do protagonista.As relações entre as personagens da família Albuquerque.

Lições 69 e 70 [8.02.23] Introdução ao estudo da obra Amor de Perdição.Leitura da introdução e apresentação da história de Simão Botelho, tio do narrador.Sugestão biográfica (Simão e narrador) e construção do herói romântico.A obra como crónica da mudança social.A concentração da ação da novela na lapidar frase da introdução:” Amou, perdeu-se e morreu amando.”

Lições 67 e 68 [6.03.23] Ficha de avaliação.

Lições 65 e 66 [1.02.23]Conclusão da matéria sumariada na aula anterior. Perspetivas sobre o voluntariado- texto de opinião a partir do visionamento da “Celebração dos 10 anos de voluntariado”.As funções sintáticas dos pronomes pessoais (pág.339 do manual). O infinitivo pessoal e o futuro do conjuntivo (pág.344).

Lições 63 e 64 [30.01.23]Conclusão do estudo da obra Frei Luís de Sousa.Cenários de resposta da Ficha formativa das pp 158-161 do manual.O patriotismo do séc.XXI-pistas para um breve debate sobre “O que gostas e o que não gostas de Portugal?”e “O futuro da democracia está nos jovens?”(resolução das pistas de trabalho das pp.162-163 do manual).

Lições 61 e 62 [25.01.23] Realização de um Quizz formativo sobre a obra Frei Luís de Sousa. [Texto para colocar no recibo da visita de estudo “Devido a imposição da companhia de teatro, a visita de estudo a Sintra decorrerá no dia 2 de fevereiro e não no dia 3, como estava previsto.”]Ficha formativa sobre a obra Frei Luís de Sousa.

Lições 59 e 60 [23.01.23]Leitura das cenas IV, V e X, XI e XII. A personagem de Telmo Pais (pág.141 do manual).Coesão textual, coesão gramatical- registo, para estudo e informação no caderno, a partir das pp.142 e 143 do manual.

Lições 57 e 58 [18.01.23] Trabalho formativo de escrita sobre o Frei Luís de Sousa, a partir de pesquisa orientada nas fichas distribuídas pela professora e no manual.Resumo da obra e defesa da personagem que os alunos mais apreciaram.

]Lições 55 e 56 [16.01.23 ]A Frase “ Ninguém!” e a sua projeção no cenário político português. Portugal, personagem do Frei Luís de Sousa. Leitura e visionamento de excertos do Ato III.Trabalho de escrita a partir da ficha de leitura informativa distribuída pela professora. Leitura para debate de ideias:https://decimo-a.blogspot.com/2010/01/louvor-de-garrett-in-publico.html

Lições 53 e 54 [11.01.23]Conclusão do sumário da aula anterior. Perguntas e respostas sobre a obra em estudo.O desafio, o conflito, o sofrimento, a incapacidade de lutar contra a fatalidade, a peripécia, o reconhecimento e a catástrofe (elementos da tragédia clássica).O mito sebastianista e a mensagem anti-sebastianista da obra.Trabalho de escrita a partir da leitura de ficha informativa distribuída pela professora.

Lições 51 e 52 [9.01.23] Assistência a trechos fílmicos de Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro, de Quem és tu? e de Madalena (produção ensemble de atores, 2013) correspondentes ao final do ato II, para análise das diferenças no tratamento cénico dado ao romeiro e a Madalena de Vilhena.Aspetos trágicos da obra Frei Luís de Sousa– reflexão a partir de ficha informativa dada pela professora.Início do estudo do Ato III- análise da Didascália inicial. tpc: Os retratos têm função importante na peça. No final do ato I, o de Manuel de Sousa Coutinho, e no começo e no final do ato II, o de João de Portugal, são imprescindíveis à ação, condicionando as intervenções das personagens. Escreve um comentário (de cerca de cento e cinquenta palavras) que explique o papel relevante das duas pinturas.

Lições 49 e 50 [4.01.23] Leitura expressiva das cenas VIII,IX,X,XI,XII,XIII, XIV e XV do segundo ato da obra Frei Luís de Sousa.Análise das pp. 122 e 123 (questionário resolvido) com registo no caderno.A figura do romeiro.

Lições 47 e 48 [14.12.22] Visionamento comentado de ” Quem és tu?”, versão fílmica da obra em estudo.O recorte das personagens.Auto e hetero-avaliação.Leituras para a pausa letiva.

Lições 45 e 46 [12.12.22] Continuação do estudo da obra Frei Luís de Sousa.Visionamento comentado de ” Quem és tu?”, versão fílmica da obra em estudo.O recorte das personagens.Os elementos da ação dramática.A dimensão patriótica e a sua dimensão simbólica.Debate com os alunos sobre a construção psicológica das personagens.

Lições 43 e 44 [7.12.22]Entrega dos testes e da proposta de correção dos mesmos. Participação no evento ” Maratona de cartas” da Amnistia Internacional.O sebastianismo da PERSONAGEM Maria (presente nas cenas III e IV do Ato I). Análise das Cenas VII e VIII do Ato Primeiro de Frei Luís de Sousa.O nacionalismo e a liberdade.

Lições 41 e 42 (5.12.2022] Conclusão do sumário da aula anterior.A estrutura externa e interna da obra.Leitura expressiva de cenas do ato I.(Re)leitura da ficha informativa sobre o ATO I para apresentação das ideias principais pelos alunos.Trabalho de escrita: realização de questões do manual (páginas 83 e 89).

Lições 39 e 40 [30.11.22] Frei Luís de Sousa: tragédia ou drama romântico?Troca de ideias com os alunos.Ficha de verificação de leitura sobre o I ato do Frei Luís de Sousa- sistematização. Leitura e análise das Cenas I e II do Ato Primeiro de Frei Luís de Sousa. A caracterização psicológica de D. Madalena.Leitura das Cenas III a V do Ato Primeiro.Caracterização de Maria.A dimensão patriótica e a sua expressão simbólica.O recorte das personagens.

Lições 37 e 38 [28.11.22] Contextualização histórico-literária da obra Frei Luís de Sousa, a partir do visionamento da EV e da leitura de excertos do manual.O Romantismo e as características do drama romântico.Teste de verificação de leitura do Ato I da obra em estudo.Visionamento focado das cenas iniciais do filme “Quem és tu?”, adaptação para o cinema da obra Frei Luís de Sousa.

Lições 35 e 36 [23.11.22] Ficha de avaliação.

Lições 33 e 34 [21.11.22] Receção dos textos expositivos dos alunos sobre “A Missão”.Exploração temática do filme ” Ensaio sobre a cegueira”- debate de ideias.Teste de compreensão do oral.O discurso político-leitura do Discurso do Dia 10 de Junho de 2019, de João Miguel Tavares.Realização das pistas de trabalho das pp.61 e 62.

Lições 31 e 32 [16.11.22] Deslocação ao cineteatro de almeirim para visionamento do filme ” Ensaio sobre a Cegueira”, integrado nas comemorações do centenário de José Saramago.

Lições 29 e 30 [14.11.22] Leitura, para registo de informação, de uma recensão sobre o filme “A Missão”.Entrega e breve comentário às questões de aula realizadas na aula anterior. Conclusão do estudo do Sermão de Stº António aos Peixes.Leitura comentada do cap. VI.

Lições 27 e 28 [9.11.22]Questão de aula sobre o filme ” A Missão”. Continuação da análise do cap.V, a partir dos materiais da EV.

Lições 25 e 26 [7.11.22] Auscultação dos alunos sobre o visionamento do filme ” A Missão”- realização de um kahoot sobre o filme visionado (PIN do jogo 0611380).Entrega dos testes e da proposta de correção dos mesmos.Análise do cap. V do Sermão, a partir de materiais da Escola Virtual. Os defeitos dos peixes ” Roncadores”, “Pegadores”, ” Voadores” e “Polvo”.Continuação do estudo da dêixis- exercícios da pág. 47.Informações sobre o CNL.

[2.11.22] (ESCOLA ENCERRADA POR MOTIVO DE GREVE).

Lições 23 e 24 [31.10.22] “Um minuto de leitura”- leitura e oralidade dos alunos.O cap. IV e a antropofagia social. Projeção das respostas ao questionário da pág.43 para apreensão de modelo de respostas.Síntese de ideias do texto da pág. 45:” Intenção persuasiva e exemplaridade”.Estudo da dêixis e da referência deítica.

Lições 21 e 22 [26.10.22] Correção do tpc (pontos 1 e 2 da pág. 36 do manual)sobre o cap.III do sermão.Leitura e análise do cap.IV do Sermão.Conclusão do sumário da aula anterior.

Lições 19 e 20 [24.10.22] Realização do grupo III da Ficha de avaliação. “Um minuto de leitura”- leitura e oralidade dos alunos.Realização dos tópicos 1. 2. 3. 4. e 5 das pp. 31 e 32 do manual.Oralidade(exercício da pág.32)- audição do programa Sinais da TSF e interpretação do oral.

Lições 17 e 18[19.10.22] Ficha de avaliação da disciplina.

Lições 15 e 16 [17.10.2022]”Um minuto de leitura”- leitura e oralidade dos alunos.Divulgação dos critérios de avaliação/classificação da disciplina no TEAMS.Leitura partilhada de algumas apreciações críticas realizadas pelos alunos.Correção do tpc. Realização dos exercícios de gramática da pág. 29.Leitura e análise de ficha informativa (EL) sobre o sermão.Exploração de recursos da Escola Virtual.

Lições 13 e 14 [12.10.22]”Um minuto de leitura”- leitura e oralidade dos alunos.A estrutura do Sermão.Continuação da audição, com exploração do cap.1 do Sermão.Crítica social e alegoria.Análise do exórdio. O paralelismo e a gradação.Leitura e debate em torno de um texto de opinião sobre Padre António Vieira.Exercícios gramaticais.

Lições 11 e 12 [10.10.22]”Um minuto de leitura”- leitura e oralidade dos alunos.O sermão.O estilo de Vieira.A arte oratória- delectare (agradar), movere (persuadir), docere (educar).A estrutura do sermão, segundo as regras da oratória clássica.O conceito predicável. Visionamento de de alguns recursos da Escola Virtual.Audição do cap.1. do Sermão.

Lições 9 e 10[3.10.22]”Um minuto de leitura”- leitura e oralidade dos alunos.Contextualização da obra de António Vieira.Realização das atividades da rubrica Quem?O quê?Quando?Onde?Como?das páginas 20 a 25 do manual.

Lições 7 e 8 [28.09.22]”Um minuto de leitura”- leitura e oralidade dos alunos.Observação dos diários de escrita dos alunos trazidos para a aula.Resolução das questões de interpretação do exame nacional 2022.Produção escrita nos respetivos diários, a partir das reflexões de Camões n´Os Lusíadas.

Lições 5 e 6 [26.09.22]”Um minuto de leitura”-leitura e oralidade dos alunos.Ponto da situação relativamente à inscrição dos alunos nas plataformas digitais da Escola Virtual e da Leya.Retoma da épica camoniana.Continuação da exploração da Dedicatória da obra Os Lusíadas. A Dedicatória nos exames nacionais e respetivos critérios de correção.As reflexões do poeta.O Plano lírico incluído na Narração.Os planos narrativos (tom épico)e o plano lírico (tom antiépico).Registo de notas no caderno, a partir do visionamento de dois vídeos.

Lições 3 e 4 [21.09.22]” Um minuto de leitura”- proposta para o ano letivo.Ponto da situação relativamente à inscrição dos alunos nas plataformas digitais da Escola Virtual e da Leya.Retoma da épica camoniana.Visionamento de duas aulas de telensino da Madeira. Registo de notas no caderno diário. https://wordpress.com/post/magistranablogue.wordpress.com?jetpack-copy=649

Lições 1 e 2 [19.09.22] Apresentação da professora e dos alunos.Regras de funcionamento da disciplina.Leituras obrigatórias e material da disciplina.Proposta de criação de um Diário Pessoal/Caderno de Escrita para reforço deste domínio.Apresentação da planificação anual e da Gestão de conteúdos.Marcação de testes. Utlização das plataformas digitais e do telemóvel.Retoma da unidade sobre a Épica Camoniana e Os Lusíadas.OS LUSÍADAS:REFLEXÕES DO POETA. Visionamento das aulas de telensino da Madeira. Observador (TPC);Materiais para a aula